sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O dependente químico em recuperação


O dependente químico em recuperação
O dependente químico em recuperação é a pessoa que tem uma doença incurável, por isso o dependente está em recuperação pela vida toda, é como se fosse um diabético, não tem cura.
Na doença da dependência química não existe culpado, somente responsável, a culpa termina nela própria, e a responsabilidade começa nela própria. Não sou culpado pela doença , mas sou responsável pelo tratamento e o estar em recuperação.
O primeiro passo para estar em recuperação é parar de usar, não podemos esperar que algo funcione para nós se as nossas mentes e corpos ainda estiverem intoxicados pelo álcool e outras drogas.
O tratamento que só visa a libertação física, o deixar usar as drogas, corre o risco de que nas adversidades, recorrer à 'mesma solução' que é usar drogas, pois não ocorreram as mudanças interiores, ou seja o dependente disponha a buscar ajuda no seu interior, para descobrir um novo caminho que igual a um projeto de vida para resgatar-se como ser-ao-mundo. Em um projeto de vida é fundamental que seja em direção ao outro, ou seja que o outro esteja presente. Tratamento é pensar na vida a fim de resgatar de forma autêntica a experiência do EU e do NÓS. No fundo tratar é o dependente recomeçar a gostar de si mesmo, é valorizar a vida. Mudando a si, ao mesmo tempo muda seu posicionamento no social.
O psicólogo Carl Rogers demonstra que em todo organismo, em qualquer nível, existe um movimento em direção ao crescimento. Esse processo é denominado de tendência de realização. Esta tendência de realização pode ser impedida, mas não destruída, a não ser que se destrua o organismo. Por isso afirmamos categoricamente que a drogadição não é uma condição sem esperança, e que existe o tratamento e o estar em recuperação.
O dependente químico em recuperação, quando para de usar apresenta a síndrome de abstinência . Sendo aguda e aparece em horas ou dias, sendo demorada e aparece após meses ou anos.
Síndrome de abstinência psicológica ocorre na mudança da emoção, os sinais e sintomas são:
emocionais- ansiedade [o DQ é o dobro ansioso que a média da população],
alteração do humor [mudança brusca de comportamento],
agressividade,
angústia,
irritabilidade,
tensão,
desorientação no tempo e no espaço,
convulsões,
paranóia [medo, perseguição, pânico],
depressão primária [o DQ gera problemas iguais ao depressivo].
memória - confusão mental, concentração, raciocínio, lapsos de memória, crise de identidade.
sono-sono alterado [insônia ou sono pesado],
sonhos aumentados [onde as angústias são resolvidas, a fabricação de coisas boas e a esperança de acontecer],
pesadelo [ geralmente com a drogadição ].
Síndrome de abstinência física ocorre as mudanças físicas, os sinais e sintomas são -
alucinações e delírios,
dor de cabeça,
cãibras,
sudorese,
dores musculares,
tremores,
fadiga,
oscilação pressão arterial,
taquicardia,
febre,
náuseas,
vômitos,
diarréia ou intestino preso,
falta de apetite.
O dependente após período de tratamento e ao estar em recuperação, começa a construir a sua auto estima através dos seguintes itens -
- a minha recuperação não é para as pessoas e sim para eu ter equilíbrio na minha vida
- sincero e honesto
- não utilizar a manipulação
- vá com calma, mas vá
- estabelecer e cumprir as metas
- ser assertivo
- quando do ressentimento se perdoar
- evitar amigos da ativa, hábitos, lugares, idéias e diversões
- trabalhar o bom humor
- evitar o isolamento
- ame-se, seja seu melhor amigo
- escolher a felicidade
- identificar as suas forças
- ter um sistema de valores racionais
- referir-se a si mesmo com nomes positivos
- colocar limite para as críticas destrutivas
- melhorar-se, tentar coisas novas
- decidir qual o meu valor
- respeitar seu corpo com alimentos nutritivos e exercícios
- meditar, orar, relaxar, tirar tempo para si mesmo.
O dependente em recuperação, na condição de pessoa tem inúmeros direitos pessoais, destaco o seguinte - dependendo da maneira que trato as pessoas, tenho o direto de exigir coisas dessas pessoas como por exemplo - RESPEITO
A recuperação começa com aplicação dos princípios espirituais contidos nos DOZE PASSOS dos grupos de mútua ajuda [ AA - ALCÓOLICOS ANÔNIMOS , NA - NARCÓTICOS ANÔNIMOS ], em todas as áreas da vida.
Ir as reuniões de recuperação dos grupos de mútua ajuda, aprendemos o valor de conversar com outros dependentes que compartilham dos nossos problemas, esperanças, metas, e reconhecemos que um dependente pode compreender e ajudar melhor outro dependente.
Na recuperação o dependente além de freqüentar as reuniões dos grupos de mútua ajuda, deve fazer terapia com psicólogos, porque a psicoterapia visa ajudá-lo a se conhecer melhor, e ajudar no combate ao hábito obSseSsivo e compulsivo da doença.
Em recuperação serão apresentados princípios espirituais, como a rendição que é a aceitação da nossa doença e começamos a acreditar, a um nível mais profundo,que também nós podemos nos recuperar e ficamos abertos à mudança , verdadeiramente ocorre a rendição. A rendição significa que não temos mais que lutar. Estamos dispostos a fazer o que for necessário para ficarmos limpos e abstinentes, a tentar um novo modo de vida e até a fazer do que não gostamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário